Entre ou Cadastre-se

Constituições são esperanças de futuro, e a nossa ‘é a melhor do mundo’, diz Streck

Início » Constituições são esperanças de futuro, e a nossa ‘é a melhor do mundo’, diz Streck

Compartilhe:


Sem invencionismo

Para Lenio Streck, não é suficiente afirmar que o Brasil não necessita de uma nova Constituição: “É impossível elaborar uma Constituição que possa ser superior a esta”.

Lenio Streck em painel sobre democracia e populismo na 24ª Conferência da Advocacia

Lenio Streck afirma que o Brasil tem a melhor Constituição do mundo

Em entrevista exclusiva à revista eletrônica Consultor Jurídico, o professor e advogado deu seu ponto de vista sobre uma discussão que volta e meia surge no país, que, ao invés de aprimorar o conjunto de normas já estabelecido, tenta a cada novo mandato legislativo reinventar a roda.

“Os problemas do Brasil não são originados pela Constituição. E para aqueles que desconfiam dela, devemos lembrar o Brasil pré-1988. Como era a saúde pública, a cobertura social? O Brasil é diferente agora, e evoluiu graças à Constituição”, avalia Streck.

No entanto, ele ressalta que nenhum problema é automaticamente resolvido apenas por ter sido abordado pela Constituição ou pelas leis. “Não adianta inserir na Constituição a proibição da febre amarela, é preciso combater os mosquitos. O Supremo Tribunal Federal tentou fazer isso ao declarar o estado de coisas inconstitucional em relação aos presídios. Mas não adianta fazer isso.”

A batalha, em sua opinião, não deve ser pela redação de uma nova Constituição, pois a nossa “é a melhor do mundo”. O objetivo é, de fato, tornar efetiva uma Constituição como a brasileira.

“Se eu fosse resumir em uma frase, diria que a nossa Constituição visa a reduzir a desigualdade. Parece simples, mas é assim que as Constituições funcionam. Elas são também esperanças. Utopias, não distopias. São esperanças para o futuro. Talvez devamos olhar para o que ela pode nos oferecer no futuro, em vez de focar no que ela não está nos proporcionando atualmente.”

Ele complementa, por fim, que as democracias são eficientes quando o Direito e a Constituição não estão sob controle de quem detém o poder político.

“Na Espanha, na Alemanha, não se ouve esse tipo de discurso: ‘Se não está funcionando, vamos acabar com esse sistema, redigir uma nova Constituição’. Eles estão tentando manter em pé aquilo que foi estabelecido pelo Direito. É maravilhoso.”

Constitucionalização excessiva

Um dos obstáculos para a efetivação da Constituição está no excesso de expectativas, de acordo com o advogado e professor. E o outro, no excesso de judicialização.

Sobre as expectativas, Lenio Streck menciona uma história contada pelo ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal: quando Bernardo Cabral participava da Constituinte, voltava de táxi de um almoço. O taxista comentou: “Olha, vocês estão discutindo a questão dos indígenas, certo? Tudo bem, tranquilo, mas o senhor não pode incluir algo para os taxistas na Constituição?”.

Uma consequência desse excesso de expectativas é o aumento da judicialização. Com um pouco de habilidade e artifício, questões que deveriam ser resolvidas em nível condominial chegam ao Supremo Tribunal Federal, baseando-se na alegação de violação da dignidade da pessoa humana.

“Uma norma é inconstitucional quando contraria algo estabelecido. Mas é preciso haver algo que foi estabelecido. Se não há, não há inconstitucionalidade. Nem tudo é inconstitucional e nem tudo está na Constituição. Alguns assuntos são resolvidos pelo Código de Posturas do Município”, resume Streck.

Postado Originalmente em: www.conjur.com.br

6721
O festival de besteiras e burrice que assola o Brasil
https__img.migalhas.com_.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2024__SL__05__SL__02__SL__cropped_4loj2lyg.fbf_.jpg._PROC_CP75CCH31622400
STF: Só é cabível ação se nomeação ocorrer no prazo do concurso
impostos-sonegacao
Quitação de valores sonegados derruba ação por lavagem de dinheiro
https__img.migalhas.com_.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2024__SL__05__SL__02__SL__cropped_q4q5ih1k.2sv.png._PROC_CP75CCH31622400
Família será indenizada em R$ 30 mil após perder casa em deslizamento
https__img.migalhas.com_.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2024__SL__05__SL__02__SL__cropped_2unjm0jr.maj_.png._PROC_CP75CCH31622400
Vale indenizará companheiro de empregado morto em Brumadinho

Leia Mais