Resumo: O projeto “Registre-se!” do CNJ visa promover inclusão e cidadania, garantindo o acesso a direitos civis fundamentais através do registro. Liderado pelo ministro Luis Felipe Salomão, teve sucesso em várias localidades do Brasil, atendendo indígenas, pessoas em situação de rua e presos. A iniciativa destaca a importância da documentação civil para a prática da cidadania.
O projeto “Registre-se!”, uma parceria do CNJ com cartórios e órgãos governamentais, tem como objetivo garantir que todos os brasileiros tenham acesso aos seus direitos civis fundamentais por meio do registro civil. O programa tem alcançado sucesso e impacto social positivo em diversas regiões do Brasil, atendendo a pessoas em situações vulneráveis, como indígenas, pessoas privadas de liberdade, indivíduos em processo de reintegração após deixarem o sistema prisional e pessoas em situação de rua.
Liderado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, o projeto já emitiu mais de cinco mil certidões em Palmas/TO, além de atender a diversas outras localidades, como no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Belém do Solimões, no Amazonas. Em cada uma dessas regiões, a ação foi recebida de maneira positiva e o impacto social foi significativo.
Através do programa “Registre-se!”, o CNJ tem se destacado na promoção da inclusão social e na garantia dos direitos dos cidadãos brasileiros. A entrega de documentos essenciais para milhares de pessoas tem facilitado o acesso a diversos benefícios e direitos, além de promover a cidadania de forma concreta e duradoura. Com planos de expansão e engajamento contínuos, o projeto segue no caminho de alcançar um número cada vez maior de pessoas em todo o país.
Postado Originalmente em: www.migalhas.com.br