Entre ou Cadastre-se

STF: Moraes não vê indícios de pedido de asilo de Bolsonaro à Hungria

Início » STF: Moraes não vê indícios de pedido de asilo de Bolsonaro à Hungria

Compartilhe:

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, chegou à conclusão de que não existem evidências de que o ex-presidente Jair Bolsonaro solicitaria asilo ao permanecer por dois dias na embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro deste ano. A estadia de Bolsonaro na embaixada foi noticiada pelo jornal The New York Times.

Ao analisar o caso, Moraes destacou que o ex-presidente não descumpriu a medida cautelar que o proíbe de sair do país.

“Não há elementos concretos que indiquem efetivamente que o investigado pretendia obter asilo diplomático para fugir do país e, assim, prejudicar a investigação criminal em curso”, afirmou o ministro.

No entanto, Moraes decidiu manter a apreensão do passaporte do ex-presidente. A retenção do documento e a proibição de sair do país foram determinadas pelo ministro após Bolsonaro ser alvo de uma busca e apreensão durante a Operação Tempus Veritatis, que investiga a tentativa de golpe de Estado no país após o resultado das eleições de 2022.

“A situação fática permanece inalterada, não havendo necessidade de alteração nas medidas cautelares já determinadas”, escreveu Moraes.

Bolsonaro se refugiou na embaixada da Hungria após investigação da PF. (Imagem: Divulgação.)

Estadia
A permanência de Bolsonaro na embaixada foi divulgada pelo jornal The New York Times. O periódico analisou as gravações das câmeras de segurança do local e imagens de satélite, que mostram que ele chegou no dia 12 de fevereiro à tarde e saiu na tarde do dia 14 de fevereiro.

As imagens revelaram que a embaixada estava praticamente deserta, com exceção de alguns diplomatas húngaros que residem no local. De acordo com o jornal, os funcionários estavam de folga e a estadia de Bolsonaro coincidiu com o feriado de carnaval.

Segundo a reportagem, no dia 14 de fevereiro, os diplomatas húngaros entraram em contato com os funcionários brasileiros, que deveriam retornar ao trabalho no dia seguinte, instruindo-os a permanecer em casa pelo restante da semana.

Bolsonaro é aliado do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, que compareceu à posse do ex-presidente em 2018. Em 2022, Bolsonaro visitou Budapeste, a capital húngara, e foi recebido por Orbán. Ambos trocam elogios mútuos publicamente.

Informações: Agência Brasil.

Postado Originalmente em: www.migalhas.com.br

https__img.migalhas.com_.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2024__SL__05__SL__06__SL__cropped_shftsati.ahq_.jpg._PROC_CP75CCH31622400
Pai será indenizado após filha morrer por negligência em atendimento
https__img.migalhas.com_.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2024__SL__05__SL__06__SL__cropped_monzqkbs.cpc_.jpg._PROC_CP75CCH31622400
Lula sanciona lei que cria o marco legal dos jogos eletrônicos
53586903127_7b09248486_k
Supremo mantém nulidade de provas obtidas em busca domiciliar sem mandado
https__img.migalhas.com_.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2024__SL__05__SL__06__SL__cropped_m53nohjd.coo_.jpg._PROC_CP75CCH31622400
Na advocacia, é maior número de homens com filhos do que de mulheres
https__img.migalhas.com_.br__SL__gf_base__SL__empresas__SL__MIGA__SL__imagens__SL__2024__SL__05__SL__06__SL__cropped_vhsc0x1s.hyt_.jpg._PROC_CP75CCH31622400
CNJ manda TJ/RO esclarecer valores milionários pagos a magistrados

Leia Mais